Power Duckets
Olá, caro Visitante!

Nosso fórum está sendo modificado aos poucos para você ter a possibilidade de interagir mais em diversos assuntos. Quer se dar bem no enem, ter ótimas dicas em redação ou até mesmo procurar e publicar algo no mundo geek e gamer? Cadastre-se e faça parte dessa mistura.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Power Duckets
Olá, caro Visitante!

Nosso fórum está sendo modificado aos poucos para você ter a possibilidade de interagir mais em diversos assuntos. Quer se dar bem no enem, ter ótimas dicas em redação ou até mesmo procurar e publicar algo no mundo geek e gamer? Cadastre-se e faça parte dessa mistura.
Power Duckets
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
hfts315
hfts315
Membro
Membro
Localização Localização : sub-mundo da informatica

[tutorial] gtk em c/c++ - 4º parte Empty [tutorial] gtk em c/c++ - 4º parte

Seg Jul 01, 2013 10:09 pm
bom galera essa e a 4º parte do tutorial de gtk em c/c++, para começar o tuto fazemos uma janela simples

Código:
#include <stdio.h>
#include <gtk/gtk.h>

int main(int argc, char **argv)
{
   GtkWidget *janela;
   gtk_init(&argc,&argv);
   janela = gtk_window_new(GTK_WINDOW_TOPLEVEL);
   gtk_widget_show(janela);
   g_signal_connect(GTK_OBJECT(janela),"destroy",G_CALLBACK(gtk_main_quit),NULL);
   gtk_main();
}

no tutorial anterior eu falei sobre o label nesse eu vou falar sobre os button eventos e ensinar como posicionar os objetos dentro de um fixed, para começar vamos criar um botao com a funçao gtk_button_new_with_label passamos como argumento uma string, tambem atribuimos ele a ponteiro do tipo GtkWidget

Código:
#include <stdio.h>
#include <gtk/gtk.h>

int main(int argc, char **argv)
{
   GtkWidget *janela, *botao;
   gtk_init(&argc,&argv);
   janela = gtk_window_new(GTK_WINDOW_TOPLEVEL);
   botao = gtk_button_new_with_label("sair");
   gtk_widget_show(janela);
   g_signal_connect(GTK_OBJECT(janela),"destroy",G_CALLBACK(gtk_main_quit),NULL);
   gtk_main();
}

agora agente coloca o botao na janela e depois chama ele com as funçoes gtk_container_add e gtk_widget_show q foi ensinado no tutorial anterior com label

Código:
#include <stdio.h>
#include <gtk/gtk.h>

int main(int argc, char **argv)
{
   GtkWidget *janela, *botao;
   gtk_init(&argc,&argv);
   janela = gtk_window_new(GTK_WINDOW_TOPLEVEL);
   botao = gtk_button_new_with_label("sair");
   gtk_container_add(GTK_CONTAINER(janela),botao);
   gtk_widget_show(janela);
   gtk_widget_show(botao);
   g_signal_connect(GTK_OBJECT(janela),"destroy",G_CALLBACK(gtk_main_quit),NULL);
   gtk_main();
}

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

o botao ta pronto agora vamos criar um evento com ele com a funçao g_signal_connect, passamos como argumento o obejto q agente quer manipular q no caso e o botao, o evento q no caso vamos usar "clicked" , o callback q no caso vamos usar a funçao gtk_main_quit q seria finalizar o programa, e o NULL

Código:
#include <stdio.h>
#include <gtk/gtk.h>

int main(int argc, char **argv)
{
   GtkWidget *janela, *botao;
   gtk_init(&argc,&argv);
   janela = gtk_window_new(GTK_WINDOW_TOPLEVEL);
   botao = gtk_button_new_with_label("sair");
   gtk_container_add(GTK_CONTAINER(janela),botao);
   gtk_widget_show(janela);
   gtk_widget_show(botao);
   g_signal_connect(GTK_OBJECT(janela),"destroy",G_CALLBACK(gtk_main_quit),NULL);
   g_signal_connect(GTK_OBJECT(botao),"clicked",G_CALLBACK(gtk_main_quit),NULL);
   gtk_main();
}

quando agente aperta no botao o programa e finalizado graças a funçao gtk_main_quit, agente poderia criar uma funçao tambem e passar ela como argumento na funçao g_signal_connect veja

Código:
#include <stdio.h>
#include <gtk/gtk.h>

void fts_sair(void)
{
   gtk_main_quit();
}

int main(int argc, char **argv)
{
   GtkWidget *janela, *botao;
   gtk_init(&argc,&argv);
   janela = gtk_window_new(GTK_WINDOW_TOPLEVEL);
   botao = gtk_button_new_with_label("sair");
   gtk_container_add(GTK_CONTAINER(janela),botao);
   gtk_widget_show(janela);
   gtk_widget_show(botao);
   g_signal_connect(GTK_OBJECT(janela),"destroy",G_CALLBACK(gtk_main_quit),NULL);
   g_signal_connect(GTK_OBJECT(botao),"clicked",G_CALLBACK(fts_sair),NULL);
   gtk_main();
}

dependendo do tipo de objeto ou evento a alguns tipos de passagem de argumento no caso do clicked usamos esses ponteiros como argumentos GtkWidget e gpointer onde agente coloca NULL seria a passagem de argumento para gpointer

Código:
#include <stdio.h>
#include <gtk/gtk.h>

void fts_sair(GtkWidget *objeto, gpointer *passagem)
{
   g_print("%s\n",passagem);
}

int main(int argc, char **argv)
{
   GtkWidget *janela, *botao;
   char fts[] = "hacker fts315";   
   gtk_init(&argc,&argv);
   janela = gtk_window_new(GTK_WINDOW_TOPLEVEL);
   botao = gtk_button_new_with_label("escrever no terminal");
   gtk_container_add(GTK_CONTAINER(janela),botao);
   gtk_widget_show(janela);
   gtk_widget_show(botao);
   g_signal_connect(GTK_OBJECT(janela),"destroy",G_CALLBACK(gtk_main_quit),NULL);
   g_signal_connect(GTK_OBJECT(botao),"clicked",G_CALLBACK(fts_sair),fts);
   gtk_main();
}

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

tambem poderia usar a funçao g_signal_connect_swapped q inverteria os argumentos

Código:
#include <stdio.h>
#include <gtk/gtk.h>

void fts_sair(gpointer *passagem, GtkWidget objeto)
{
   g_print("%s\n",passagem);
}

int main(int argc, char **argv)
{
   GtkWidget *janela, *botao;
   char fts[] = "hacker fts315";   
   gtk_init(&argc,&argv);
   janela = gtk_window_new(GTK_WINDOW_TOPLEVEL);
   botao = gtk_button_new_with_label("escrever no terminal");
   gtk_container_add(GTK_CONTAINER(janela),botao);
   gtk_widget_show(janela);
   gtk_widget_show(botao);
   g_signal_connect(GTK_OBJECT(janela),"destroy",G_CALLBACK(gtk_main_quit),NULL);
   g_signal_connect_swapped(GTK_OBJECT(botao),"clicked",G_CALLBACK(fts_sair),fts);
   gtk_main();
}

muitas vezes e melhor criar variaveis ou ponteiros globais para poder acessar por todas as funçoes, muitos programadores nao recomenda pelo seguinte motivo a variavel global so e liberada da memoria quando programa e finalizado porem quando mexemos com algo q vai ficar da execuçao a finalizaçao pode ser uma boa ou nao isso depende

Código:
#include <stdio.h>
#include <gtk/gtk.h>

GtkWidget *janela, *botao;
char fts[] = "hacker fts315";

void fts_sair(void)
{
   g_print("%s\n",fts);
}

int main(int argc, char **argv)
{   
   gtk_init(&argc,&argv);
   janela = gtk_window_new(GTK_WINDOW_TOPLEVEL);
   botao = gtk_button_new_with_label("escrever no terminal");
   gtk_container_add(GTK_CONTAINER(janela),botao);
   gtk_widget_show(janela);
   gtk_widget_show(botao);
   g_signal_connect(GTK_OBJECT(janela),"destroy",G_CALLBACK(gtk_main_quit),NULL);
   g_signal_connect(GTK_OBJECT(botao),"clicked",G_CALLBACK(fts_sair),NULL);
   gtk_main();
}

tambem na hora de chamar as janelas com a funçao gtk_widget_show, quando existe outros widget dentro do mesmo podemos usar gtk_widget_show_all assim vai chamar todos os widgets

Código:
#include <stdio.h>
#include <gtk/gtk.h>

int main(int argc, char **argv)
{
   GtkWidget *janela, *botao;
   gtk_init(&argc,&argv);
   janela = gtk_window_new(GTK_WINDOW_TOPLEVEL);
   botao = gtk_button_new_with_label("sair");
   gtk_container_add(GTK_CONTAINER(janela),botao);
   gtk_widget_show_all(janela);
   g_signal_connect(GTK_OBJECT(janela),"destroy",G_CALLBACK(gtk_main_quit),NULL);
   gtk_main();
}

se vc percebeu o objeto botao ocupo todo a janela para agente pode posicionar usamos o objeto fixed, para criar um fixed usamos a funçao gtk_fixed_new e atribuimos ele a um ponteiro GtkWidget, tambem colocamos ele na janela

Código:
#include <stdio.h>
#include <gtk/gtk.h>

int main(int argc, char **argv)
{
   GtkWidget *janela, *fixo, *botao;
   gtk_init(&argc,&argv);
   janela = gtk_window_new(GTK_WINDOW_TOPLEVEL);
   fixo = gtk_fixed_new();
   botao = gtk_button_new_with_label("fts315");
   gtk_container_add(GTK_CONTAINER(janela),fixo);
   gtk_widget_show_all(janela);
   g_signal_connect(GTK_OBJECT(janela),"destroy",G_CALLBACK(gtk_main_quit),NULL);
   gtk_main();
}

ao inves da gente usar a funçao gtk_container_add para adicionar o botao no fixed usamos a funçao gtk_fixed_put e passamos como argumento o fixed, o objeto e a posiçao da esquerda para direita e a posiçao de cima para baixo

Código:
#include <stdio.h>
#include <gtk/gtk.h>

int main(int argc, char **argv)
{
   GtkWidget *janela, *fixo, *botao;
   gtk_init(&argc,&argv);
   janela = gtk_window_new(GTK_WINDOW_TOPLEVEL);
   fixo = gtk_fixed_new();
   botao = gtk_button_new_with_label("fts315");
   gtk_container_add(GTK_CONTAINER(janela),fixo);
   gtk_fixed_put(GTK_FIXED(fixo),botao,100,100);
   gtk_widget_show_all(janela);
   g_signal_connect(GTK_OBJECT(janela),"destroy",G_CALLBACK(gtk_main_quit),NULL);
   gtk_main();
}

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

bom galera ate o proximo ^^

by hacker fts315
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos